segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Perseguindo o rei do xadrez..

Chasing the King of Chess O que fez Bobby Fischer tão brilhante, mas tão bizarro? Pode a verdade sobre seu pai desbloquear o enigma?Por Peter Nicholas21 de setembro de 2009Como um monte de garotos no verão de 1972, eu era rebitado por um espetáculo estranho desdobramento na Islândia: um jogo de xadrez entre a Grandmaster soviético Boris Spassky e Bobby Fischer, o americano mercurial jovens.Os jogos não eram televisionados - Fischer não permitiu câmeras - assim que os peritos xadrez reproduzidos os movimentos na televisão pública usando placas de tamanho grande. Através de longos dias de verão, eu intrigado com envenenado peões e pares bispo como Fischer, depois de quase saindo no jogo, esmagou o campeão russo.Através do estudo solitário e determinação, Fischer havia derrubado um estabelecimento de xadrez Soviética, que tinha todas as vantagens: melhor treinador, bolsas de estado, o acesso aos últimos jogos e teoria de abertura.Eu tenho que pegar na mania de xadrez que varreu o país após a vitória de Fischer. A mania desvaneceu-se rapidamente, mas o meu fascínio com Bobby nunca o fez.Ao longo dos anos, eu li tudo o que pude encontrar sobre ele, reproduzidos seus jogos mais famosos e conversou com amigos dele que frequentavam o Marshall Chess Club em Nova York, cenário de alguns dos seus triunfos.Com o tempo, meu interesse passou de xadrez de Fischer para um aspecto muito mais tenebrosa da sua vida: a identidade de seu pai.Bobby história de vida, como seu comportamento, foi estranho e complicado. No auge de seus poderes, ele abandonou The Game e foi para o isolamento, revestimento periodicamente para bico paranóica, anti-semita e rebocos de denunciar os Estados Unidos. Ele morreu no ano passado em 64 na Islândia, O único país que poderia tê-lo.Pareceu-me que se eu fosse para ter uma melhor compreensão desta figura esquiva, eu precisava saber mais sobre suas origens.Bobby nasceu em Chicago e criado no Brooklyn por uma mãe solteira, Regina Fischer. Ela disse às pessoas que seu pai foi um biofísico alemão chamado Gerhardt Fischer. O casal se divorciou quando Bobby era uma criança. Isso é sobre tudo o que era conhecido.A falta de detalhes sobre Gerhardt e seu papel na vida de Bobby aguçou minha curiosidade. Como era ele? Será que ele partes dotes intelectuais de seu filho? Que tipo de relação que eles têm?Minha esposa, colega jornalista Clea Benson, veio para compartilhar o meu interesse, e em pouco tempo se transformou em algo de uma obsessão.Nós nos tornamos parte de uma subcultura em que fanáticos Fischer dissecar seus jogos antigos como pergaminhos sagrados, pagar dezenas de milhares de dólares para seus cadernos de idade e argumentam incessantemente sobre se o campeão mais tarde poderia ter realizado sua própria contra ele.Em busca de arcana Fischer, fomos para o Hall da Fama do Xadrez em Miami, cuja característica dominante da arquitetura é uma torre de tamanho grande. Nós debruçaram sobre registros no New York Public Library. Fomos contratados tradutores húngaro e peneirado através de 70-year-old letters guardados no Arquivo Nacional, em Maryland.Em 2002, eu mesmo fiz uma peregrinação para Reiquiavique para ver o tabuleiro de xadrez, onde Fischer e Spassky quadrado fora 30 anos antes.Naquele mesmo ano, resolvi começar mais sério sobre a minha pesquisa sobre Gerhardt. Sleuthing amador Enough. Agora eu poderia usar minhas habilidades reportorial para reunir todos os fatos disponíveis sobre o homem.Dossiês do FBI são frequentemente uma fonte rica de informações. Eu pensei que a Mesa do improvável que um arquivo de Gerhardt, mas Regina era bem conhecido em sua época. Todas as informações do FBI tinham recolhido sobre ela pôde lançar luz sobre ele. Eu pedi o arquivo sob o Freedom of Information Act.Aqui é o artigo completo. Enviado por Susan Polgar em 9/21/2009 12:24:00 Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita

Xadrez! um mundo!
É maravilhoso que estamos unidos nele!