segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Entrevista com Kasparov após reencontro K&K!

Valência acolheu edições desta semana, 25 anos depois, o lendário Kasparov match Karpov. "O Ogro de Baku AS 'falou com a condição de que não havia perguntas sobre política ou sobre sua permanência na prisão.

Aitor Pilán | 26/09/2009

Como você se sente, depois de tantos anos, jogar contra Karpov?

Isso é diferente de há 25 anos. Esses itens são mais amigável e calma que, então, mais relaxado. É claro que cada um tentou vencer, mas o mais importante de tudo é que nós nos encontramos para tentar redefinir o xadrez, onde ela merece. Queremos revitalizar e promover o xadrez e ajudar a proteger estes itens.

Eles estão de volta a jogar na frente do público, qual o efeito que isso teve sobre você?

Embora Karpov raramente joga e muitas vezes eu não voltar a jogar com um tabuleiro, peças de feltro, o calor do público depois de 25 anos é algo especial.

Qual é a sensação de vitória contra o seu arqui-rival?

Karpov não conseguia lidar com a enorme pressão psicológica na placa. A vitória é apenas o fruto da minha melhor preparação.

Ele foi preparado para estes itens com o norueguês Magnus Carlssen, um dos melhores jogadores jovens do planeta. Você acha que vai chegar ao seu nível?

Ele é muito talentoso. É o nível de Karpov e Anand, mas agora ele colocou só com talento. Agora você tem que colocar muito trabalho. Eu estou ajudando-o a compreender que o trabalho duro é necessário. Deve ser mais agressivo na placa. O mundo precisa de uma estrela do xadrez ocidental, como Fischer, para lhe dar o impulso que necessita.

Como pode um homem resistir, enquanto os jogos de 1984, que durou mais de seis meses?

Eu não sei ainda. Estou escrevendo livros sobre os meus jogos contra Karpov no tempo e às vezes eu não sei como é que pode resistir a essa pressão. Além disso, no meu caso, eu estava a perder 5-0 e ainda jogou um jogo de xadrez bastante decente, com este resultado e depois de tantos meses. Acho que esse jogo foi um remake do xadrez moderno, apesar de decisões políticas.

Campomanes matou xadrez "e provocou o início do cisma de 1993?

Não. Ele tomou uma decisão que não foi justo, mas o xadrez tornou-se muito popular. Ainda hoje Karpov reconheceu que a vitória que a FIDE havia em mim naquele momento era ruim para o xadrez. Estou muito feliz sua honestidade. Isso significa que, ao longo dos anos, Karpov também tem visto o problema que eu vi então.

Fonte: http://www.as.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita

Xadrez! um mundo!
É maravilhoso que estamos unidos nele!